O tempo na Suíça: as quatro estações, ou, talvez Vivaldi tenha se inspirado na terra dos Alpes.

Um dos pontos mais importantes durante sua viagem pela Suíça é o clima. Com a previsão abaixo você poderá acompanhar, não importando se primavera, verão,  outono ou inverno, como estará o tempo,  podendo se preparar melhor para os seus passeios nas cidades, lagos ou montanhas. Roupas ideais são o primeiro passo para que você possa curtir 100% o “Melhor da Suíça” nos tours e passeios conosco. Estaremos indicando em cada estação os tipos de roupas que não podem faltar em sua mala! As datas referem-se ao calendário astronômico!
Um abraço e até breve, equipe Guia Suíça.

A estação atual:

Primavera21 de março a 20 de junho: período de temperaturas amenas, nos primeiros meses da primavera você pode contemplar o despertar da natureza depois de meses de inverno. Os parques voltam aos tons de verde e as flores começam a tomar conta das sacadas. Os bares e restaurantes voltam a colocar as mesas e cadeiras nas calçadas. Abril é o mês mais imprevisível do ano, tanto que ele tem até um provérbio próprio “April, April, der macht was er will” (Abril, abril, faz o que quer).
Na bagagem: calças leves, blusas de manga curta/longa, casacos leves, tênis e capa de chuva mais leve. Sempre traga roupas de banho, a Suíça possui inúmeras formas de aproveitar as águas termais, piscinas aquecidas e/ou SPA em alguns hotéis.
Banho nos rios e lagos: a temperatura das águas ainda estão, digamos, bem fresquinhas. Deixamos para os mais corajosos! 🙂

*No final da página encontrarão as descrições das próximas estações!

Zurique

Zurique

Lucerna

Lucerna

Basileia

Basileia

Berna

Berna

Genebra

Genebra

Interlaken (ponto de partida para passeios até Jungfraujoch)

Interlaken

Zermatt

Zermatt

Verão 21 de junho até 20 de setembro: a época mais viva na Suíça, em vários sentidos! As cores ficam mais vivas, o verde das montanhas mais impressionantes, o azul dos lagos ainda mais convidativo! É hora de se jogar e aproveitar os dias fazendo trilhas, passeando pelas cidades, nadar nos rios, curtir os festivais de verão, etc. O presente maior nesta época é a combinação perfeita das temperaturas mais altas e a humidade baixa. Pode se chegar aos 30°C durante o dia, mas são raras as noites quentes! Acontece? Sim, acontece, mas é tudo tão rápido que muitos suíços não se atrevem a reclamar *rs*.
Na bagagem: além do tênis, sandálias, calças leves (bermudas), shortes, vestidinhos, roupa de banho(!), protetor solar, jaqueta/pulover leves (mesmo sendo verão: estamos na região alpina, noites mais frescas). Para quem tem passeios pelas montanhas ter sempre um pulover mais grossinho.
Rios e lagos: eeehhh agora é a hora! O momento mais esperando para muitos suíços: mergulhar nas centenas de lagos e rios espalhados por esse país.
Atenção conterrâneos: nada comparado às aguas mornas do nosso nordeste brasileiro!

Outono – 21 de setembro até 20 de dezembro: as montanhas mais douradas você encontra aqui! É hora de visitar os alpes e montanhas com as mais diversas cores, do bronze ao dourado. A região dos Grisões (Graudünben) é uma das mais espetaculares nesta época. Os dias ainda estão longos na primeira metade, mas aqueles dias de calarão já se despediram!
Na bagagem: tênis, sapatos fechados e uma sandália, calças leves, jaquetas finas e a possibilidade de vestir-se em camadas (cebola), para o caso do clima esfriar muito no final do dia, capa de chuva/sombrinha. Quanto mais próximo do mês de novembro/dezembro, maior a possibilidade de dias mais frios. Fiquem de olho na nossa previsão do tempo!

Inverno – 21 de dezembro até 20 de março: paisagens de sonho! Finalmente o tão esperado inverno para os amantes dos passeios de trem panorâmicos, principalmente o Glacier Express, que leva nossos clientes entre St. Moritz e Zermatt duas vezes por dia. Passeios até as mais famosas montanhas: região da Matterhorn, Jungfraujoch, Titlis (tem neve durante todo o ano!), Pilatus ou Rigi. Você vai ficar fascinado com tanta beleza!
Na bagagem: sapatos mais fechados, se planejam passeios nas montanhas tenham de preferência sapatos próprios para esta temperatura. Jaquetas e pulovers mais encorpados, acessórios como luva, cachecol, gorro e segunda pele são essenciais para que o frio não tire o prazer do seu passeio. Para quem planeja esquiar: a grande maioria das estações de esqui possuem lojas que alugam os equipamentos (mas não acessórios!). Ah, e não esqueçam de colocar roupa de banho: os termas aguardam vocês nesta época também!