Chocolate

A origem do chocolate.

Maias preparando a bebida: Cacahuatl

Há mais de 3000 anos, os Olmecas, um povo indígena da América Central, foram o primeiro povo a desfrutar do cacau. Isto sob a forma de uma bebida amarga, que foi enriquecida com mel e especiarias. Os astecas adotaram esta tradição e chamaram a bebida de cacahuatl. Quando os espanhóis  conquistaram o Novo Mundo e misturaram os idiomas, nasceu a palavra Chocolatl e Hernàn Cortés trouxe a misteriosa bebida para a Espanha, onde foi inicialmente exclusivas para os ricos. Com a revolução industrial do século XIX, o chocolate se tornou o que é hoje.

 Chocolate é a felicidade que você pode comer. 

Chocolate e seus 5 sentidos.

Bachmann Confiserie http://www.confiserie.ch

Visão: o chocolate deve ter uma cor uniforme e uma aparência impecável. Basta olhar para ele para fazer você ficar com água na boca. 

Olfato : quando você desempacota o chocolate, você pode sentir o cheiro típico de doce e ácido e  não um cheiro invasivo. 

Clássico chocolate ao leite.  https://www.confiserie.ch/de/milchschokolade

Tato: o chocolate perfeito derrete suavemente, finamente e você o sente sedoso. 

Audição: quando quebrado, ele racha perfeitamente, o chocolate não deve desmanchar, esfarelar.  

Paladar: explosão de sabor. Delicado e suave na língua, o chocolate desdobra gradualmente uma riqueza de sabores. Mesmo após o consumo, o sabor cremoso e adocicado claro dura, como um bom vinho. 

O chocolate é saudável.

Os Maias e astecas usavam manteiga de cacau como base para pomadas e cacau para febre e problemas respiratórios.

Substâncias especiais no cacau estimulam a produção de colágeno e elastina, que garantem a firmeza da pele. Quando utilizado externamente, o chocolate tem até mesmo um efeito rejuvenescedor, pois o grão de cacau contém proteínas com substâncias reconstrutoras celulares que protegem contra o envelhecimento da pele e estimulam a circulação cutânea. A fonte doce da juventude também é rica em vitaminas e minerais. O cacau no chocolate também pode reduzir a alta pressão sanguínea. 

Bachmann Confiserie – ww.confiserie.ch

Sabia que 100 g de chocolate contém 300 mg de magnésio e 400 mg de potássio. Estes minerais são considerados como elementos anti stress, pois o corpo precisa deles quando está sob forte estresse. 

Os polifenóis encontrados no cacau têm a capacidade de rejuvenescer. Eles restringem os radicais livres prejudiciais, que são considerados as principais causas do envelhecimento celular e podem desencadear doenças.

Os cientistas do Imperial College London também descobriram que o componente cacau teobromina é um eficaz supressor de tosse. Olha só que interessante,  a tosse involuntária é estimulada por receptores do nervo vago ( nosso maior nervo craniano ) localizado na traquéia e na laringe principalmente.

E os cientistas descobriram que teobromina funciona ainda melhor do que a codeína  ( codeína um analgésico opióide e antitussígeno)  para a tosse e amortece a atividade do nervo vago que é responsável pela irritação.

Chocolate  faz você feliz.

Estudos comprovam o que muitos de nós provavelmente já suspeitamos há muito tempo: o chocolate faz você feliz! 

A serotonina é o nome da substância que pode nos ajudar a nos sentir felizes.

 Ao comer o chocolate, asseguramos que nossos níveis de serotonina aumentem e com eles nosso humor. 

O açúcar no chocolate é o gatilho para este processo fisiológico. Ele é  que permite a rápida liberação de insulina e assim abre a porta para que a serotonina entre no cérebro. 

O resultado é um alto nível duradouro de serotonina e bom humor.

Lembrem de quando forem visitar as cidades de Lucerna e Zurique não deixem de visitar mundo do chocolate ” Chocolate World” na Bachmann Confiserie http://www.confiserie.ch . Eles possuem uma grande variedade de chocolates, pralinés, truffas entre outros….temos certeza que sairão de lá com várias lembranças saborosas.

Localização:

Schwanenplatz 7, 6004 Luzern  – https://www.confiserie.ch/de/schwanenplatz

Bahnhofstrasse 89, 8001 Zürich – https://www.confiserie.ch/de/zuerich-bahnhofstrasse