Blog: Fatos interessantes sobre a Suíça

Já ouviu falar em Turismo Inclusivo?

Trazemos o tema Turismo Inclusivo para relembrar que mobilidade é um assunto que abrange desde viajantes com crianças pequenas até idoso(a)s, passando por pessoas com necessidades especiais na área de locomoção, mas também de alimentação, etc. Continuar lendo Já ouviu falar em Turismo Inclusivo?

Chocolate

A origem do chocolate.

Maias preparando a bebida: Cacahuatl

Há mais de 3000 anos, os Olmecas, um povo indígena da América Central, foram o primeiro povo a desfrutar do cacau. Isto sob a forma de uma bebida amarga, que foi enriquecida com mel e especiarias. Os astecas adotaram esta tradição e chamaram a bebida de cacahuatl. Quando os espanhóis  conquistaram o Novo Mundo e misturaram os idiomas, nasceu a palavra Chocolatl e Hernàn Cortés trouxe a misteriosa bebida para a Espanha, onde foi inicialmente exclusivas para os ricos. Com a revolução industrial do século XIX, o chocolate se tornou o que é hoje.

 Chocolate é a felicidade que você pode comer. 

Chocolate e seus 5 sentidos.

Bachmann Confiserie http://www.confiserie.ch

Visão: o chocolate deve ter uma cor uniforme e uma aparência impecável. Basta olhar para ele para fazer você ficar com água na boca. 

Olfato : quando você desempacota o chocolate, você pode sentir o cheiro típico de doce e ácido e  não um cheiro invasivo. 

Clássico chocolate ao leite.  https://www.confiserie.ch/de/milchschokolade

Tato: o chocolate perfeito derrete suavemente, finamente e você o sente sedoso. 

Audição: quando quebrado, ele racha perfeitamente, o chocolate não deve desmanchar, esfarelar.  

Paladar: explosão de sabor. Delicado e suave na língua, o chocolate desdobra gradualmente uma riqueza de sabores. Mesmo após o consumo, o sabor cremoso e adocicado claro dura, como um bom vinho. 

O chocolate é saudável.

Os Maias e astecas usavam manteiga de cacau como base para pomadas e cacau para febre e problemas respiratórios.

Substâncias especiais no cacau estimulam a produção de colágeno e elastina, que garantem a firmeza da pele. Quando utilizado externamente, o chocolate tem até mesmo um efeito rejuvenescedor, pois o grão de cacau contém proteínas com substâncias reconstrutoras celulares que protegem contra o envelhecimento da pele e estimulam a circulação cutânea. A fonte doce da juventude também é rica em vitaminas e minerais. O cacau no chocolate também pode reduzir a alta pressão sanguínea. 

Bachmann Confiserie – ww.confiserie.ch

Sabia que 100 g de chocolate contém 300 mg de magnésio e 400 mg de potássio. Estes minerais são considerados como elementos anti stress, pois o corpo precisa deles quando está sob forte estresse. 

Os polifenóis encontrados no cacau têm a capacidade de rejuvenescer. Eles restringem os radicais livres prejudiciais, que são considerados as principais causas do envelhecimento celular e podem desencadear doenças.

Os cientistas do Imperial College London também descobriram que o componente cacau teobromina é um eficaz supressor de tosse. Olha só que interessante,  a tosse involuntária é estimulada por receptores do nervo vago ( nosso maior nervo craniano ) localizado na traquéia e na laringe principalmente.

E os cientistas descobriram que teobromina funciona ainda melhor do que a codeína  ( codeína um analgésico opióide e antitussígeno)  para a tosse e amortece a atividade do nervo vago que é responsável pela irritação.

Chocolate  faz você feliz.

Estudos comprovam o que muitos de nós provavelmente já suspeitamos há muito tempo: o chocolate faz você feliz! 

A serotonina é o nome da substância que pode nos ajudar a nos sentir felizes.

 Ao comer o chocolate, asseguramos que nossos níveis de serotonina aumentem e com eles nosso humor. 

O açúcar no chocolate é o gatilho para este processo fisiológico. Ele é  que permite a rápida liberação de insulina e assim abre a porta para que a serotonina entre no cérebro. 

O resultado é um alto nível duradouro de serotonina e bom humor.

Lembrem de quando forem visitar as cidades de Lucerna e Zurique não deixem de visitar mundo do chocolate ” Chocolate World” na Bachmann Confiserie http://www.confiserie.ch . Eles possuem uma grande variedade de chocolates, pralinés, truffas entre outros….temos certeza que sairão de lá com várias lembranças saborosas.

Localização:

Schwanenplatz 7, 6004 Luzern  – https://www.confiserie.ch/de/schwanenplatz

Bahnhofstrasse 89, 8001 Zürich – https://www.confiserie.ch/de/zuerich-bahnhofstrasse

Próxima Parada Guia Suíça, o primeiro Podcast sobre a Suíça.

Do alto de seus alpes para o resto do mundo, vem aí o primeiro Podcast exclusivamente sobre a diversidade, contos, causos, turismo e curiosidades sobre a Suíça. Não é demais?

Pois é gente bonita, estamos felizes em trazer este formato, procurando sempre levar o Melhor da Suíça para você através de uma das formas mais antigas e legais que conhecemos: a nossa voz!

Através do Próxima Parada Guia Suíça vamos encurtar essa distância e fazer com que você se inspire ainda mais em conhecer esse país pessoalmente. Há tanto o que ver, desvendar e provar. Tantas nuances e histórias. Além de contos e casos que temos aprendido, nas quase duas décadas vivendo aqui, através da literatura e povo local. Vamos aos poucos tecendo esta rede que conecta essas pessoas, seus idiomas e paixões.

Estamos no ar pessoas queridas, sua Próxima Parada Guia Suíça começa aqui. Boa viagem!

Com carinho, Luci & Magali

Feliz Aniversário Suíça!

Lago Seealp

Celebre conosco os 729 anos da Suíça!

Dia 1° de Agosto comemoramos o Dia Nacional Suíço. A data, pasmem, foi escolhida através de uma Iniciativa Popular (em alemão Volksinitiative), em 26.9.1993, quando 83,8% da população suíça escolheu o dia 1° de Agosto como dia Nacional, declarando assim feriado, para então poder celebrar o ano 1291 como fundação da Confederação Helvética. Continuar lendo Feliz Aniversário Suíça!

5 dicas para sua primeira trilha na Suíça

Algumas dicas básicas para que esse dia na natureza suíça seja inesquecível

Começou o verão por aqui e os alpes estão sendo os destinos mais procurados. Fazendo algumas trilhas nestas primeiras semanas em que retornamos a viajar pelo país, percebi um grande aumento de pessoas praticando este esporte nacional suíço, o Wanderung. Wandern é o verbo alemão ‘trilhar’. Foi ele que deu origem a famosa palavra “Wanderlust”. Continuar lendo 5 dicas para sua primeira trilha na Suíça

Conhecendo um Coworking Space em Zurique

O que é e como funciona um Coworking Space?

Eu trabalhei em um deles por alguns dias e mostro aqui para vocês. Coworking space, ou um lugar conjunto para se trabalhar, já não é uma palavra desconhecida. Hoje em dia temos variados formatos do mesmo tema. Vou mostrar pra vocês um deles, um Coworking Space para mulheres, na rua mais famosa de Zurique, a Bahnhofstrasse. Mas, antes de mostrar o ambiente, uma breve história sobre como e onde começou esse tipo de espaço, que parece, ter chegado para ficar. Continuar lendo Conhecendo um Coworking Space em Zurique

SwissCovid, aplicativo lançado hoje pelo governo suíço

Swiss Covid App

Hoje, quinta-feira, 25 de junho 2020, foi lançado na Suíça o aplicativo chamado SwissCovid. Continuamos com números baixos de contágios novos na Suíça e esperamos que continue a baixar. Para que o governo possa reagir da forma mais rápida e melhor, teremos a ajuda do aplicativo a partir de hoje. Mas, como o aplicativo funciona?

Atenção: Em primeiro lugar devemos informar que o aplicativo não protege de uma infecção com o COVID-19.

  • A instalação e uso do aplicativo são feitos de forma gratuita através destes links (para Android Google Play Store für Android e para Apple Store für iOS . Instale e ative o recebimento de notificações. Com as notificações ativadas você será informada(o) no caso de alguém próximo ter sido confirmado com o vírus (através do código informado pelo médico). Você não fica sabendo quem foi, nem mesmo endereço da pessoa infectada, pois todo o procedimento é feito de forma anônima.
  • Em caso de sentir dúvida se está ou não com o Covid-19 entre em contato com um médico, descreva os sintomas e siga as instruções recebidas por ela(e).
  • Após fazer o teste e esse tenha dado positivo, você recebe do profissional de saúde um código para adicionar ao aplicativo. Isso acontece de forma anônima e é assegurado que apenas casos positivos são adicionados ao aplicativo.

Ao instalar em meu telefone, o idioma foi automaticamente atualizado para português, com todas as informações. No aplicativo você também pode checar os detalhes acima (passo a passo), além de poder ler sobre as perguntas mais frequentes com relação ao Covid-19. Estamos certas que a informação procedente de fontes seguras nos leva a controlar e tomar as melhores medidas de forma correta e sem medo.

Leia aqui o informativo oficial (em .pdf), em português, fornecido pela secretaria de saúde suíça.

Vamos continuar a seguir as medidas repassadas pelo governo e secretaria de saúde, assim nos protegemos e protegemos as pessoas próximas.

Um abraço e fiquem bem.

Crédito da foto: ubique.ch – App Development Agency

Suíça lança selo Clean and Safe para serviços turísticos

Conceito de proteção Covid19

O país lança um conceito de proteção para prestadores de serviços turísticos.

O selo Clean and Safe, para diversas áreas visa trazer ainda mais confiança e proteção para clientes, usuários e turistas. Uma forma visual que ajuda a mostrar que os estabelecimentos estão seguindo as normas pré estabelecidas.

Os prestadores de serviços individuais são responsáveis pela implementação e adesão aos conceitos de proteção. A secretaria de Turismo da Suíça apoia este conceito e lembramos aqui que elas irão se adaptar às medidas lançadas pelo governo, podendo assim mudar nas próximas semanas.

O selo que o Guia Suíça usa, como podem ver na foto que ilustra esse post, garante nosso comprometimento com sua segurança e saúde. Veja neste link todas elas.

Abaixo falamos sobre os selos para os setores de Acomodação, Gastronomia, Spa & Wellness, Transportes Públicos, Navegação e Funiculares/Teleféricos, para que você planeje sua viagem à Suíça conosco, sabendo que estaremos toda(o)s engajada(o)s para que corra tudo com segurança. Continuar lendo Suíça lança selo Clean and Safe para serviços turísticos

Guia Suíça em nova etapa do Covid-19

Hoje, segunda-feira, 11 de maio de 2020 uma nova fase (a segunda, de três) inicia para nós na Suíça: Depois de 57 dias, as escolas de ensino fundamental, comércio, museus e bibliotecas, restaurantes e bares* e transportes públicos voltam a funcionar. Uma nova etapa inicia dia 8 de Junho. Como nós, do Guia Suíça, seguiremos nesta próxima fase?

Continuar lendo Guia Suíça em nova etapa do Covid-19

Quem são os suíços que protegem o Papa?

Era um domingo à noite, no final de um dia de trabalho, decidi aproveitar e assistir o filme Dois Papas, um filme do brasileiro Fernando Meirelles. Quanta sutileza e delicadeza, os diálogos, os movimentos das câmeras, a história de duas figuras tão importantes para milhares de cristãos. Em um certo momento das filmagens, aparece a figura de um jovem guardista, com suas roupas listradas em laranja e azul, em estilo renascentista: a Guarda Suíça. Acompanham o Papa em suas aparições. Presentes, mas ao mesmo tempo discretos. Mas, quem são na verdade esses jovens, homens e…sim, suíços? Continuar lendo Quem são os suíços que protegem o Papa?

1 de Agosto – Feriado Nacional

1 de Agosto de 1291, Rūtli – Pacto Federal dos Waldstātten.

Os suíços comemoram nesta data (1 de Agosto) o primeiro pacto escrito de que há registrado, pacto entre os três cantões – Schwyz, Unterwald ( hoje Obwald e Nidwald) e Uri, os mais antigos cantões da Suīça.  Porém somente em 1891 aconteceu a primeira festa Nacional. Não era feriado ainda. Somente em 1994 se tornou feriado oficial, depois da iniciativa popular– como tudo aqui passa por plebiscito- o tema foi “ Por um dia Nacional feriado”. Somente em 1993 passou por aprovado por votação. Então em 1994 tivemos o primeiro feriado nacional no dia 1 de Agosto.  Continuar lendo 1 de Agosto – Feriado Nacional

Conheça os vinhedos de Lavaux

Embarque conosco em mais uma viagem pela Suíça!

Nosso passeio hoje sai de Lausanne à bordo do La Suisse – um dos barcos estilo Bélle Epoque do Lago Léman, com destino a Cully. O passeio dura 30 minutos! Na verdade vou corrigir: Trinta lindos minutos, onde você aproveita a vista dos terraços e vinhedos sob o ponto de vista do lago. As colinas e vilarejos se conectam uns aos outros através dessa maravilha: Os vinhedos de Lavaux, que fazem parte, desde 2007, do patrimônio mundial da UNESCO na Suíça. Continuar lendo Conheça os vinhedos de Lavaux

Tudo sobre o trecho panorâmico Voralpen Express

Saber mais sobre o Swiss Travel Pass

 

A Suíça tem vários trens famosos, dentre eles o Glacier e o Bernina Express, trechos de tirar o fôlego em qualquer estação do ano, esses por sinal fazem parte de um grupo seleto chamado de Trens Panorâmicos Premium. Mas, de longe não são as únicas opções de se deliciar com as paisagens de lagos e alpes pela Suíça. E é sobre um deles que vamos te contar hoje. Vamos lá? Continuar lendo Tudo sobre o trecho panorâmico Voralpen Express

Fique por dentro das novidades de St. Moritz

Com o intuito de divulgar para o mundo as maravilhas de uma das montanhas mais famosas da Suíça, Engadin St. Moritz Tourismus AG, lançou a nova edição da revista “ST. MORITZ”. Além de dicas de hospedagem, moda, restaurantes consta com fotos magníficas desse pedaço de paraíso. Vale ressaltar que as edições serão somente impressas, para que o leitor possa sentir de perto a energia desse lugar em cada folha da revista. O evento de divulgação foi somente para convidados influentes do Turismo Suíço. Guia Suíça foi uma das empresas convidadas e pode apreciar de perto o sucesso que foi esse evento e além disso obter informações exclusivas para melhor atender os nossos clientes.

Frutt Family Lodge

Não tem como negar, o ambiente dos alpes e toda a estrutura do Resort FRUTT trazem uma paz imensa, um momento único e quase esquecido de total tranquilidade. Desde a chegada, passando pela área da lareira, uma leitura e descanso no SPA até a vista da janela para os alpes e o céu azul: reconectando com a natureza na sua forma mais pura!
Continuar lendo Frutt Family Lodge

Tudo sobre o Swiss Travel Pass

Saber mais sobre o Swiss Travel Pass

 

Viajar differente com Swiss Travel Pass

Essa será uma viagem diferente. Não precisa apertar os cintos, só aproveitar as paisagens! Se você clicou para ler este blog, imaginamos que esteja planejando aquela tão sonhada viagem pela Suíça ou talvez ainda não saiba o que é esse tal de Swiss Travel Pass.
Continuar lendo Tudo sobre o Swiss Travel Pass