Vale a pena incluir Zermatt no nosso roteiro pela Suíça?

Antes que reste qualquer dúvida: Sim, sim e mil vezes sim!

Estivemos desbravando o vilarejo de Zermatt, região do Valais (Wallis) na Suíça, por maravilhosos três dias. Esse passeio fez parte da série #naestradacomGuiaSuíça. Onde fazemos transmissões em tempo real e interagimos com nossos seguidores através do Instastories no nosso Instagram.

Chegamos com tudo planejado e reuniões marcadas. Na estação Hansi, do Zermatt Bergbahnen , já nos aguardava. A simpatia e o receber bem é marca registrada desse lugar, e você vai sentir na hora! Um curto passeio pelo vilarejo e poucos minutos caminhando, chegamos ao primeiro oásis: CERVO – Mountain Boutique Resort. Fica ao lado da pista de esqui, em um esquema chamado “esqui in, esqui out” – onde você desce direto da pista e já termina ao lado do resort. Mesmo não estando hospedado, você também pode saborear uma comida top com uma vista linda da Matterhorn – IMPERDÍVEL!
Sugestão do que pedir no CERVO Puro: o famoso CERVO Burguer com batata frita de trufa e para os vegetarianos o Älplermacaronen Ravioli – pasta fresca com recheio de queijo do alpes, maçã e cebola. 😀

Quem manda nos alpes, principalmente nessa região da Suíça, é o clima, que fiquei bem claro 🙂 Tínhamos planejado, junto com Zermatt Bergbahnen, mostrar pra vocês o VIP Gondel – um trajeto lindo e romântico, regado a Prosecco e alpes maravilhosos, mas por conta do vento forte estiveram fechados todo o final de semana. Segurança em primeiro lugar! Mas, nada com o que se preocupar, Zermatt é uma das maiores estações de esqui na Suíça. Então vamos lá! Depois de um almoço maravilhoso, tudo pronto para subirmos até Rothorn. Até lá, uma parada na estação Sunnegga. Entre Zermatt e Sunnegga você pega um trenzinho subterrâneo que te leva dos 1662m a 2288m em pouco mais de 4min.

E por falar em Sunnegga – é aqui, no verão, que fica um dos pontos mais legais para quem quer tirar uma das fotos famosas da Matterhorn refletida no lago. No inverno, um parque maravilhoso para crianças chamado Wolli tem tudo para os pequeninos se divertirem.
Crianças de até 9 anos utilizam os teleféricos de graça. Entre 10 e 16 anos pagam 50%. (info. Zermatt Bergbahnen em Abril ’17 – para tarifas atuais verificar o site.

Chegamos em Rothorn! No topo desse alpe você pode ver dezenas de alpes com altitudes maiores que, nada mais, nada menos, 4mil metros de altitude. Sim, isso mesmo mais de 4mil metros acima do nível do mar …. minha nossa!!!!

Depois do passeio nas alturas, vamos conhecer um pouco mais sobre o vilarejo Zermatt. E pra isso, nada melhor do que um local, vocês não acham? Nós também! Foi aí que nos encontramos com a querida Janine, do Zermatt Tourismus. Em um passeio pelo centro histórico da cidade, ela nos mostrou uma outra Zermatt. Um vilarejo, que mesmo com toda sua tecnologia e modernidade, resiste e porque não dizer, por isso mesmo, decidiu permanecer SEM automóveis! Todo o transporte dentro da cidade é feito através de carros pequenos elétricos.

A cidade é um charme, com infinitas possibilidades de passeios e atividades para todo tipo de viajante, jovem casal, idosos, famílias com criança principalmente. Desde esquiar a fazer uma curta caminhada em um lugar idílico, tudo (ou quase tudo!) é possível por aqui.

E se você planeja visitar Zermatt e quer esquiar, você encontra tudo aqui! Fizemos muitas postagens durante o final de semana, mostrando como se aluga o material para esquiar. Se você não acompanhou, não se preocupe, como prometido, mostramos aqui abaixo quanto, em média você gasta de aluguel para 1 dia nos esquis:
Visitamos a loja Bayard (fica bem em frente da estação em Zermatt) – e o atencioso e experiente Oliver nos mostrou tudo.
Eles alugam: calça + jaqueta + capacete + sapatos + esquis + bastões. Todo esse material fica em torno de CHF 110.- por um dia. Luvas e óculos ( estilos goggles) não podem ser alugados. *nesse valor você precisa adicionar o valor do ticket para usar os teleféricos, além de alimentação 🙂


A visita a Zermatt contou com o apoio de Zermatt Bergbahnen | Zermatt Tourismus & Gornergrat Bahn. Em breve mais um post sobre o passeio até Gornergrat, saindo de Zermatt.
Agradecimentos especiais ao Cervo Zermatt, Hublot Zermatt & Le Petit Royal.

Se você está planejando sua viagem pela Suíça e ainda não tem certeza quais cidades visitar, nosso serviço de Roteiros Personalizados é ideal. Mande um email agora mesmo para saber mais sobre esse serviço.
Nós duas somos credenciadas e certificadas no Switzerland Travel Academy – o órgão oficial de Turismo na Suíça. Além disso,  temos um vasto conhecimento da cultura local. Viajamos continuamente para desvendar ainda mais esse país, repassando informações atuais e detalhadas para você.