Tudo que você precisa saber sobre a Fórmula E em Zurique!

Depois de 63 anos teremos novamente uma corrida de carros na Suíça, a Fórmula E!

Formula E? Como assim? Qual a diferença de Fórmula 1 e Fórmula E? Basicamente seus carros. A Fórmula E é uma categoria de monopostos (veículo no qual só cabe uma pessoa) movidos exclusivamente a energia elétrica, um campeonato com zero emissão de carbono e uma visão totalmente moderna.

A primeira temporada da Fórmula E aconteceu em 2014, sim ela é super novinha e tem muito potencial pela frente! Conta com o apoio da FIA – Federação Internacional do Automóvel – uma associação sem fins lucrativos criada em 1904, que representa interesses sobre automobilismo e usos de automóveis. Seu atual presidente é Jean Todt, que em 2012 desenvolveu a idéia de uma corrida demonstrando o potencial da mobilidade sustentável!

Agora vamos ver os detalhes de uma corrida mais de pertinho 😉

  • Atualmente temos 10 times, mas a partir da próxima temporada serão 12, onde cada escuderia possui 2 pilotos e 4 monopostos. Então na corrida de Zurique temos 20 pilotos e 40 monopostos.
  • As corridas acontecem em 11 cidades de todo o mundo, a próxima cidade será Nova York em Julho 2018.
  • As pistas escolhidas são sempre circuitos de rua (circuitos temporários), com 2.5 a 3 km de extensão.
  • Os monopostos (carros) possuem aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos, e uma velocidade máxima de 220 km/h.
  • Níveis de ruídos em decibéis na Fórmula E = 80 dB. Comparando com Automóvel = 70dB, e um ônibus possui 90 dB, os ruídos da Fórmula E estão, digamos, no meio termo. Um carro de Fórmula 1, por exemplo está em torno dos 105 a 110dB, um pouco barulhento, não? *rs*

Treino livre, classificação e corrida: tudo em um dia!

Isso mesmo, na Formula E tudo acontece em menos de 24horas, afinal de contas o circuito é dentro da cidade e até o início do dia seguinte todo o trajeto precisa estar livre.

  • Pela manhã temos o treino livre e depois o treino classificatório, que ocorre antes do meio dia. O primeiro tempo de volta para cada piloto com seus dois monopostos (carros).
  • À tarde uma pequena pausa de duas horas para recarregar a bateria dos carros. Lembram que falamos anteriormente? A corrida ainda é bem recente e a troca de bateria ainda é necessária! Depois segue a corrida ‘de verdade’, com 3 stints e 2 pit-stops.
  • A parada obrigatória nos boxes implicará na troca de carros, quando a bateria se esgotar, o piloto fará uma parada nos boxes, anda 100 metros para entrar no carro recarregado.

E onde estão os brasileiros na Fórmula E?

Super bem conceituados, nossos conterrâneos estão fazendo bonito, e nesta temporada entre os 8 melhores! Um deles é Lucas di Bassi e o outro, com um nome bem conhecido entre nós, é o Nelson Piquet Jr. A curiosidade por aqui na terra dos alpes é: os suíços Sébastien Buemi e Edoardo Mortara conseguirão vencer em casa?

Quais são as marcas que participam e que tipo de carro são esses, elétricos?

Temos Renault, Jaguar, Citroen e Mahindra que estão há um longo tempo na Fórmula E. Audi está também como fabricante. Nos próximos dois anos teremos Porsche, Mercedes e BMW.

O carro, junto com bateria e piloto, pesa 880 kg. Cada time tem sua bateria que pesa 320 kg e vem da Williams, isso que dizer, todos correm com a mesma bateria. O carro tem no máximo 200 Kilowatt (270 PS) em 3 segundos atinge um tempo de 0 a 100Km. Na corrida podem utilizar no máximo 180 Kilowatt (245 PS). Velocidade máxima que os carros chegam durante a corrida 220 km/h.

Quem paga tudo isso?

O evento tem um orçamento de 15 Milhões de Francos Suíços e seu financiamento vem patrocinadores, vendas das cadeiras na tribuna e a receita operacional. Zurique está no calendário da Fórmula E devido aos grandes patrocinadores serem da Suíça: o banco privado Julius Bär, a empresa de tecnologia de energia e automação ABB (investiu 100 MILHÕES de Francos para ser o patrocinador principal) e a marca de relógios suiços TAG Heuer.

A Fórmula E ainda não é uma máquina de dinheiro mas o senhor Alejandro Agag ( um dos que possui a licença para corrida de carro elétrico) espera que em breve se torne uma máquina de dinheiro.

O evento da Fórmula E em Zurique

  • Os bilhetes para a tribuna já estão esgotados – foram vendidos em um tempo recorde! Mas, você pode acompanhar a corrida de graça diretamente do espaço chamado E-village.
  • Na E-Village haverá uma parte de alimentação, bandas, stands, área para crianças, jogos e muito mais! É esperado um público de 150 mil pessoas ao longo do circuito!

Você pode ajudar seu piloto favorito. Fique conhecendo o FANBOOST!

Sim, isso mesmo! A Fórmula E é o único evento no mundo, onde os fãs podem atuar de forma direta no decorrer do evento! Chamado de FANBOOST você poderá dar uma ‘forcinha’ para seu piloto favorito. Nós, do Guia Suíça, te explicamos como proceder:

Os três pilotos com o maior número de votos no FANBOOST recebe uma adição significativa de energia, que pode ser usada em um intervalo de 5 segundos na segunda metade da corrida. Você pode votar até 6 dias antes até 6 min após 6min do inicio, em cada corrida.

Como votar no FANBOOST:

Você tem 3 formas de votar:

  • Via internet no site: fiaformulae.com/fanboost
  • Via Twitter, usando as hashtags: #FANBOOST + #DriverName
  • Via App oficial da FIA: Fórmula E app