Marroni, nossa castanha nobre.

Você que já viajou pela Suíça no outono já deve ter se perguntado, ou até provado, dessa maravilha. As castanhas, mais conhecidas como „castanhas portuguesas“ são uma divindade gastronômica nessa estação do ano.

Começa Outubro, as folhas das árvores começam a mudar para a cor cobre, amarelo e vermelho. Os dias começam a ficar mais curtos, as manhãs já ficam com a neblina típica do outono  e as barraquinhas, normalmente verdes, começam a se espalhar pela cidade de Zurique. Enfim, chegou a época do Marroni. O perfume das castanhas assadas na hora são um toque especial nas cidades e convidamos você a provar dessa maravilha em sua próxima viagem.

Mas, meninas, essa castanheira cresce em solo suíço? Sim, na verdade encontramos uma floresta imensa em solo suíço, mas em uma região onde o clima é mais mediterrâneo que alpino: a região italiana, o Tessino. E por lá festejamos a colheita dessa iguaria a todo vapor. Temos até a „Feste delle castagne“ (festa da castanha) em vários vilarejos, como por exemplo em Ascona. Todo o vilarejo se reúne às margens do lago Maggiore (que faz fronteira com o norte da Itália), com fogueira, vinho e os vários produtos feitos à base da castanha, que não são poucos.

Ascona – Suíça

Além de comer a castanha assada na hora, podemos encontrar também farinha, compota, mel, e uma das sobremesas deliciosas preparada com ela o „marrom glacê“ , o „vermicelles“ esta é uma típica sobremesa suíça preparada com o purê da castanha. Nas cafeteiras você irá reconhece-la pela aparência semelhante a de macarrão, mas com uma camada de chantilly por cima =)

Para os amantes da carne, nesta época, até final de novembro/início de dezembro, temos carne de caça e um dos pratos, chamado de „Hirschpfeffer“, carne de cervo com repolho roxo e castanha caramelizada. Estes pratos você consome agora nesta estação.

Não podemos deixar de falar aqui para vocês a parte nutricional da castanha, e essa é a parte boa: apesar de ser uma castanha, possui um nível baixíssimo de gordura, em torno de 2% mas rica em cálcio 18-38% e magnésio 31-65% (em 100g).

Aqui em Zurique muitas famílias tem sua barraquinha preferida (nós também) e compramos quase sempre no mesmo revendedor durante toda a estação.

Ascona – Suíça

E aí, deu vontade de comer? Então não deixe de solicitar uma paradinha para comprar „Marroni“ no próximo tour pela Suíça.

E como eles dizem em dialeto suíço: „en guete“ (bom apetite)

 

Fotos: crédito Switzerland Tourism