Lausanne e seus segredos

Lausanne - Old Town & Catedral

Uma cidade pulsante às margens do Lago Léman

Era um sábado de manhã. Saímos de trem de nossas cidades base (Zurique & Lucerna) e seguimos, como de costume, de trem até Lausanne. Não era a primeira visita, mas até agora, foi de longe a mais especial até agora.
Entre Zurique e Lausanne escolhi o trecho que passa ao longo do Lago de Neuchâtel (Neuenburg), o maior lago totalmente dentro da Suíça. Adoro essa vista linda da janela do trem (sente no lado esquerdo, sentido da viagem, para apreciar ainda melhor a vista) :-). Este trajeto dura 2 horas e 15min e você pode tomar um café no bistro do trem se preferir!

Chegando em Lausanne seguimos para o centro histórico usando o único metro da Suíça, poucas estações, mas necessárias, pois o centro histórico fica situado em uma colina. Aliás, sabia que Lausanne é conhecida com a cidade das três colinas? Edifícios ainda do período medieval, a catedral no topo da colina e uma vista linda do Lago Léman são algumas das imagens que ficaram gravadas em minha mente.Catedral Lausanne

Descemos então através das escadas que levam ao mercado da cidade – “escaliers du marché” – assim mesmo ela é chamada: Escadas do mercado. Todo sábado você encontra um mercado (ou feira livre) pelo centro de Lausanne. Agora no verão ainda mais cheia de vida e de cores com as flores: Peônias, rosas e gerânios e cheiros com a chegada das frutas da estação como os morangos. Adoro passear pelos mercados e observar os moradores locais, a troca de conversas e muitas vezes de receitas entre eles.

La Chocolatiere Lausanne

Por falar em mercado, comida, receita, é hora de continuar nosso passeio até o local do nosso almoço. Mas, antes uma parada para provar o vencedor do premio de chocolate mais saboroso de Lausanne. Chocolate antes do almoço? Sim, sim e siiiiim!

A caminho do nosso restaurante uma olhadinha no bairro projetado mais moderno de Lausanne, o Flon, antigo local dos armazéns da cidade é quase uma cidade dentro da cidade. Algo único na Suíça, esta cidade moderna foi planejada literalmente dentro do centro histórico e abraça o novo e o antigo de forma espetacular! Amamos!

Brasserie Montbenon

O restaurante onde comemos hoje chama-se Brasserie de Montbenon. Et voilà! Se você ainda não tinha percebido, agora olhando o cardápio fica claro como água: estamos na região francesa da Suíça. Os pratos são lindamente descritos,  quase um poema. Saladas maravilhosas, pratos com peixes do lago Léman (pedimos um Terrine e um risotto com filé de peixe, todos do lago Léman). O ambiente é uma delícia, com uma fonte em frente, sem falar da vista para o Lago. Para finalizar uma sobremesa, por que…por que das duas eu (Luci) sou a mais formiguinha e adoro um doce. Vocês também? Pedimos profiterole com sorvete de baunilha. Uma observação: quando você viaja pela Suíça aproveitem bem os pratos locais, o profiterole por exemplo não é muito comum em restaurantes localizados na região alemã e a região francesa neste caso arrasa, fiquem de olho (dica de formiguinha para formiguinha).

Brasserie Montbenon Brasserie Montbenon Brasserie Montbenon

Seguimos nosso roteiro que agora chega em uma parte que adoramos adicionar em nossas viagens: a parte cultural! Caminhamos até o Museu Olímpico para uma visita especial e conhecemos outras partes deste museu rico em informações sobre a história dos jogos olímpicos (antigos e modernos, assim como os de inverno, paraolímpicos e a grande novidade os jogos olímpicos da juventude). Sabia que Lausanne é oficialmente a Capital Olímpica?

Museu Olímpico Lausanne Museu Olímpico Lausanne

Para finalizar nossa tarde e fechar este dia magnífico em Lausanne com chave de ouro pegamos um barco estilo Belle Époque de Lausanne para Cully, onde faremos o passeio de pouco mais de 1h por dentro dos vinhedos com o Lavaux Express, onde tivemos uma bela surpresa ao retornar. Durante todo o dia o tempo foi maravilhoso com céu azul e algumas poucas nuvens no céu. Desde o dia anterior sabíamos da mudança do tempo, mas nada era certo com relação ao horário. A tempestade só esperou finalizarmos a parada de fotos em Lavaux e chegou na região com força total. Hora de pegar o trem e seguir para outra cidade fantástica: Montreux! Não perca nosso próximo artigo sobre essa cidade que abriga o festival de Jazz mais famoso do mundo: Montreux Jazz Festival. Até a próxima! Au revoir!

PS: Planejando sua viagem para esta região? Entre em contato conosco e agende seu walking tour ou solicite o nosso serviço de Planejamento de Viagem para Lausanne e região.

Passeio barco Belle Époque Lausanne Passeio barco Belle Époque Lausanne Passeio barco Belle Époque Lausanne

Crédito das fotos: Guia Suíça
Apoio: Secretaria de Turismo do Lago Léman e cantão de Vaud e cidade de Lausanne.