Guia Suíça e a paixão pelo Crème double de la Gruyères artesanal

Este Crème double de la Gruyères é um creme que tem a origem do leite usado para fabricação do famoso queijo Gruyères, que leva o nome da região: queijo Gruyères. Apesar de ser menos famoso que o ‘queijo Gruyères’, ele é mais antigo. Mas, como conhecemos seu sabor e sabemos da importância dos nossos seguidores provarem o creme, vamos igualar esta fama do queijo com a do creme ! Todos indo para Gruyères, provar o creme e divulgar hein! (risos).

As vacas pastam certo? E delas são extraídos litro e litros de leite ok? Então, dizem que as pastagens da região de Fribourg, onde fica a cidade de Gruyères, é a razão do leite ser mais gordurosos que o normal, é possível extrair a nata deste leite DUAS VEZES!

O leite fica em repouso, depois de um tempo uma camada gordurosa do leite se forma à superfície (nata), lembram que falamos que este leite da região eles conseguem extrair a nata duas vezes? Então eles extraem mais uma vez a nata. Na segunda extração eles utilizam um processo de centrifugação separando o restante da nata, daí eles misturam com a primeira formando o creme duplo que tem no mínimo 45% e no máximo 60% de gordura ficando pronto o “leite base” para produzir o queijo famoso.

Crédito da foto: Guia Suíça. Vilarejo de Gruyères.

Apesar do creme passar por um processo de pasteurização antes do consumo,  o transporte e conservação do creme são muito difíceis, por isso não encontramos por ai o creme doble creme artesanal, somente o industrial que devido ao processo UHT de esterilização necessita de adição de substâncias que tornam o alimento mais espesso, alterando a sua consistência e sabor.

Por este motivo vocês devem provar o Crème double de la Gruyères artesanal sem aditivos quando estiverem em Gruyères.  Eles servem acompanhado com Merengues (suspiros) feitos também na região.

Sempre que estamos por lá trazemos para nossas casas alguns potes deste creme artesanal, porem devemos consumir logo. Se formos consumir  depois de dois dias ele ja esta pastoso, vira quase uma manteiga. Pois eles são artesanais sem aditivos, lembram?  Mas confessamos que não é nenhum sacrifício comer todos os potes logo junto com o merengue também da região.

Guia Suíça

Não deixem de ler mais de nossos serviços de city tour, acompanhamento, transfer, receptivo e planejamento de viajem  no  http://www.guiasuica.com/passeios-guiados/ 

Nos somos Switzerland Travel Experts