Feliz Aniversário Suíça!

Lago Seealp

Celebre conosco os 729 anos da Suíça!

Dia 1° de Agosto comemoramos o Dia Nacional Suíço. A data, pasmem, foi escolhida através de uma Iniciativa Popular (em alemão Volksinitiative), em 26.9.1993, quando 83,8% da população suíça escolheu o dia 1° de Agosto como dia Nacional, declarando assim feriado, para então poder celebrar o ano 1291 como fundação da Confederação Helvética.

Outra coisinha: a Suíça como conhecemos hoje (2020) com 26 Cantões (3 deles considerados ‘meio Cantões’), toma sua forma em 1979 com o último Cantão (estado) a se anexar à Confederação, o Jura (fala-se “iúra”) – que fazia parte do Cantão de Berna. Os Cantões foram se anexando com o passar dos anos. Os três primeiros foram Uri, Schwyz e (na época) Unterwalden.

Por que ‘na época’?

Lembram que falei acima sobre ‘meio cantões’? Pois é, Unterwalden é um desses ‘meio cantões’, e hoje divide-se em Nidwalden e Obwalden. Os outros dois são Basel (Basel Cidade e Basel Campo) e Appenzell (Innerrohden e Ausserrhoden). Este ano a comemoração não será totalmente da forma como costumamos fazer por aqui, por causa do Covid-19. Com muitas restrições, medidas de distanciamento alguns eventos foram reduzidos ou cancelados. Mas, haverão sim comemorações em todo o país. E como os suíços comemoram essa data? Tradicionalmente reúne-se a família, decora a casa com bandeirinhas e celebra-se com um churrasco comendo a tradicional cervelat, considerada a ‘salsicha suíça’. Nos alpes vemos um nr. ainda maior de bandeiras, fogueiras, música tradicional e fogos de artifício.

Que tal celebrar de forma virtual conosco?

O Governo Suíço preparou algo especial para este ano e fará uma transmissão online chamada “Mission August 1st.“, onde você pode acompanhar juntinho conosco, de forma segura. O site está nos idiomas oficiais do país e em inglês e espanhol. Clique aqui e um lindo 1° de Agosto! Mesmo com toda a situação difícil que estamos passando, desejamos um ótimo 1° de Agosto. Que possamos manter nosso positivismo e vontade de viajar através desse país tão especial e de natureza espetacular.

Um beijo grande e, esperamos, até muito breve.