Estou apaixonada!

E vou contar tudo sobre ele para vocês neste artigo.

E aí, ficou curiosa, curioso? Então vem comigo que vou te falar mais sobre ele e quero que vocês também se apaixonem, sim eu quero dividir essa paixão com vocês.

Foi amor ao primeiro mapa – sim eu amo um aplicativo sobre mapas e ele se chama Swisstopo. “Topo” de topografia, mas eu vou dizer pra vocês, poderia ser “Top”. Aqui em casa temos um globo com luz interna e passamos um tempão descobrindo lugares, falando sobre os países, as nossas filhas adoram. Sempre que viajamos procuramos ter um mapa físico, além do Google Maps para explicá-las como se usa, como calcular a distância para a próxima pausa, enfim, uma noção básica, para não ficarem totalmente dependentes do gadget e perder a noção de direção. Agora um pouco mais sobre o aplicativo e registro das imagens. Depois de ler este artigo tenho certeza que vocês também irão se apaixonar por ele, assim como eu. Vamos lá?

Swisstopo visualizado em meu smartphone.
Swisstopo oferece 7 opções de mapas.

O registro aéreo de medição da topografia suíça começou na década de 20 e depois de vários ajustes técnicos vai da fotografia em preto e branco para colorida, adicionando informações infravermelhas e de medição do solo. Em 2005 o registro então passa a ser digital. A camera usada atualmente é a ADS100 von Leica Geosystems, usando um sistema super, mega, top (eu não disse que essa palavra combinava) moderno, fazendo registros 3D. Algo assim, incrível de maravilhoso que proporciona pra gente imagens de alta resolução. A Suíça foi dividida em 3 grandes regiões e desde 2008 a Swisstopo sobrevoa a Suíça, assim como Liechtenstein, anualmente. Essa divisão faz com que cada região possa ter dados atualizados de forma contínua e igualitariamente.

Listo aqui para vocês algumas funções e maravilhas que o aplicativo oferece:

  • Sua proporção vai de 1:10 000 à 1:1Milhão;
  • Está disponível em alemão, francês, italiano e inglês (o aplicativo reconhece a língua de acordo com o idioma salvo do seu telefone, ou região);
  • Para sistemas iOS a partir da versão 10 ou Android a partir da versão 6;
  • Possui função do mapa também no inverno;
  • As fotos são aéreas e de altíssima resolução;
  • Mapa para navegação;
  • Paradas dos transportes públicos;
  • Trilhas nas montanhas: das mais simples às trilhas alpinas;
  • Rotas de bicicleta;
  • As rotas de trilhas com raquetes de neve também estão presentes <3;
  • Você pode pesquisar por coordenadas, nome geográfico, CEP, endereços ou rotas previamente salvas;
  • Também pode utilizar em modo offline até 100Km*
Opção para salvar suas rotas de trilhas pela Suíça.
Opção para salvar suas rotas de trilhas pela Suíça.

Quanto custa esse aplicativo super, mega, top? Nada. Isso mesmo, ele é um aplicativo gratuito e a única função paga, atualmente CHF 5.- (13.01.2021) não será mais cobrada a partir de março de 2021.

Dica Guia Suíça: esta é uma forma maravilhosa de “visitar” e viajar pela Suíça, programar ainda melhor para sua visita ou salvar as trilhas que você fará conosco.

Agora, querida leitora, querido leitor, você, que é amante de um aplicativo, viagens e mapas, depois de ler sobre o Swisstopo conte aqui pra mim, você também não está apaixonada, apaixonado? Depois conta pra gente o que você achou. Com carinho e mal podendo esperar para explorar ainda mais esse país com vocês,

Luci

Links para download:

Android Smartphone/Tablets – https://play.google.com/store/apps/details?id=ch.admin.swisstopo

iPhone/iPad – https://apps.apple.com/ch/app/id1505986543

*Esta função será liberada à partir de março, quando o aplicativo será 100% gratuito.

**Este artigo também foi publicado no wwwguiasuica.com/blog

***Fotos: Luci de Lima Strijbis