Conhecendo um Coworking Space em Zurique

O que é e como funciona um Coworking Space?

Eu trabalhei em um deles por alguns dias e mostro aqui para vocês. Coworking space, ou um lugar conjunto para se trabalhar, já não é uma palavra desconhecida. Hoje em dia temos variados formatos do mesmo tema. Vou mostrar pra vocês um deles, um Coworking Space para mulheres, na rua mais famosa de Zurique, a Bahnhofstrasse. Mas, antes de mostrar o ambiente, uma breve história sobre como e onde começou esse tipo de espaço, que parece, ter chegado para ficar.

Na verdade este modelo, onde várias pessoas utilizavam o mesmo espaço para trabalhar, mas não trabalhavam para a mesma empresa, já existia antes mesmo do nome “Coworking Space” surgir. Temos ai registros de 1995 na Alemanha, em 1999 em Nova York por exemplo e depois em vários outros lugares. Pela primeira vez ele foi mesmo utilizado em 2005, quando Brad Neueberg abre o “San Francisco Coworking Space”, que ficava localizado no Spiral Muse, que cediava um Coletivo Feminista (eu adorei essa parte, confesso).

We Space Zurich
« 1 de 2 »

A convite do WeSpace tive a oportunidade de experimentar, por alguns dias, este ambiente de pertinho. O espaço foi criado inspirado nas mulheres e tem como objetivo nutrir, fomentar e dar suporte a projetos e colaborações, mas está aberto à todxs. No geral os espaços em coworking podem ser utilizados por dia, abonamentos (como chamamos aqui quando você já agenda vários dias e obtém um valor mais atrativo), pagamentos mensais ou anuais.

Aqui no WeSpace temos um espaço comum, amplo, iluminado e com cores leves e uma música ambiente que convida à concentração. Temos uma sala de reunião, que pode ser agendada (dependendo do seu plano, paga uma taxa para utilizá-lo), cozinha, um lounge (maravilhoso!), uma área mais reservada, para quem precisa se concentrar melhor e um terraço com vista direta para a Bahnhofstrasse. Aliás, essa localização, há alguns metros da estação central de Zurique é muito, muito boa!

Tenho um espaço para trabalhar em casa enquanto as crianças estão na escola. Mas, a experiência de trabalhar em um outro espaço físico foi super positiva! A minha produtividade cresceu muito e o contato com outras mulheres, de diferentes áreas, foi um ganho também que eu estimo demais. O WeSpace também é um ótimo lugar para organizar um evento. Elas alugam metade, o espaço inteiro e, como mencionei antes, apenas a sala de reunião (o espaço tem 200m2).

Vocês já usaram este espaço alguma vez? O que acharam? Tinha algo a mais, especial, diferente que vocês gostaram muito? Conta aqui pra gente.

All the best, Luci

PS: Dear WeSpace Team, thanks so much for this invitation. It was such a pleasure for me having you support during these days. I really can’t wait coming back again soon.