Birchermüesli – Essa delícia foi criada no início do século XX pelo médico Maximilian Oskar Bircher-Benner (daí o nome Bircher). E tem uma história bem curiosa, que trazemos para você neste artigo.
O senhor Bircher era natural da cidade de Aarau e tinha uma clínica em Zurique (uma sanatório). Ele observou que mesmo suas(seus) clientes de famílias mais abastadas, não tinham uma alimentação saudável. E foi durante uma caminhada que provou algo que se tornaria hoje o terceiro prato típico suíço mais consumido no mundo, depois do chocolate e queijo, claro 🙂
A base para a dieta que ele receitaria para suas/seus pacientes na época foi a seguinte: um punhado de grãos, maçãs frescas e cruas raladas e uma mistura de nozes. Na receita desenvolvida pelo Dr. Bircher, além dos ingredientes, era usado um pouco d’água (para hidratar a aveia) e suco de limão. Uma curiosidade é que na receita desenvolvida pelo médico, ele chegava a usar uma colher de leite condensado para substituir o leite fresco e açúcar. Sim, isso mesmo, leite condensado (fique surpresa também).
O Birchermüesli é uma ótima opção para o café da manhã, mas os suíços, principalmente na região de língua alemã, comem também como almoço. Aqui em casa preparamos com frequência para o café da manhã de nossas filhas. Prático, rápido e nutritivo para iniciar as manhãs na escola!
Sabia que o pessoal da região de língua francesa da suíça acha que os suíços da parte alemã comem Birchermüesli dia e noite?
Hoje em dia encontramos inúmeras variações de Birchermüesli. Muitas famílias, como a nossa, desenvolvem sua própria receita e segredinhos. E é o nosso segredinho que vamos te mostrar neste filme.
Este é o primeiro filme de uma série (clique aqui) onde Jérôme, nosso convidado suíço, mostra pra vocês algumas receitas típicas suíças, conta um pouco da história e mostra como ele prepara.
E vocês, tem alguma receita especial para o café da manhã? Já conhecia o Müesli (na Alemanha e Áustria conhecido como “Müsli”)?
Um super abraço nosso, fiquem bem e até o próximo post!
Luci & Magali