1 de Agosto – Feriado Nacional

Chegando em Rütli de barco. -Foto @guiasuica

1 de Agosto de 1291, Rūtli – Pacto Federal dos Waldstātten. 

Os suíços comemoram nesta data (1 de Agosto) o primeiro pacto escrito de que há registrado, pacto entre os três cantões – Schwyz, Unterwald ( hoje Obwald e Nidwald) e Uri, os mais antigos cantões da Suīça.  Porém somente em 1891 aconteceu a primeira festa Nacional. Não era feriado ainda. Somente em 1994 se tornou feriado oficial, depois da iniciativa popular– como tudo aqui passa por plebiscito- o tema foi “ Por um dia Nacional feriado”. Somente em 1993 passou por aprovado por votação. Então em 1994 tivemos o primeiro feriado nacional no dia 1 de Agosto. 

Mapa do local a ser visitado. Foto @guiasuica

Vamos voltar um pouco no tempo: Abril de 1291 o imperador de Habsburgo – compra os direitos sobre a cidade de Lucerna. Em Agosto ele morre e os três cantões que também fazem parte do lago de Lucerna, decidem fazer este pacto para se protegerem de futuras disputas na sucessão. Então eles decidem redigir um pacto de proteção mútua e que também ditava as relações jurídicas entre os cidadãos dos três cantões. 

foto: @guiasuica

Quando vamos a leitura do pacto, percebemos que esta não era a primeira aliança entre eles, este era um pacto para renovar a aliança que já existia entre eles e eterniza-la. No Pacto tem escrito: “ Queremos ser um único povo de irmãos, não devemos nos dividir em perigo ou aflição. Devemos ser livres, como nossos pais o foram, e preferir a morte à escravidão. Devemos acreditar em Deus todo poderoso e não temer o poder dos homens.” 

Carta Federal original que se encontra no Museu.

Uma ótima dica é visitar o museu da carta federal que fica no cantão Schwyz. Ele é conhecido na Suíça por abrigar um pergaminho de 1291, considerado até pouco como o “Santo Graal” que marcou o surgimento da Confederação Helvética. Apesar da importância hoje relativizada pelos historiadores, sua movimentada história e os mistérios que cercam o documento ainda fascinam muitas pessoas. Link do museu:  https://www.bundesbrief.ch/

Representantes de cada Cantão. foto : @guiasuica

Lembramos aqui da famosa frase e lema da Suíça: UM POR TODOS E TODOS POR UM! 

E quem estava neste juramento? Segundo Tschudi, os três participantes do juramento (Eidgenossen) foram Werner Stauffacher por Schwyz, Walter Fürst por Uri e Arnold de Melchtal por Unterwalden.

Onde foi feito o Pacto. Foto: @guiasuica

Como não temos registros dos pactos anteriores, este Pacto Federal é tido hoje como o primeiro passo para a formação da Suíça. E foi em Rüttli ( neste local da foto acima) que eles se reuniram para oficializar este pacto. 

1.Agosto comerado em Zurique. Foto: Freizeit.ch

 No dia 1 de Agosto a Suíça entra em clima de festa. 

foto: Basads.ch

Como comemoram? 

Restaurantes e fazendas oferecem o famoso “Brunch- café  da manhã super reforçado e eleborado, com várias opções de comidas, pois eles comem pelo café da manhã e quase almoço. Este Brunch se estende até depois do almoço. Em várias cidades as pessoas podem assistir aos  shows de fogos de artifícios que acontecem no inicio da noite. 

As cidades, casas, fazendas ficam enfeitadas com bandeirinhas, lanternas da Suíça, com as cores claro da Bandeira da Suíça- vermelho e branco. Então se estás pela Suíça no dia 1 de Agosto vale se juntar a festa junto com os patriotas suíços. 

Lucerna 1 Agosto- foto: Radio Pilutus