Um pouco de Itália na Suíça: Lugano

Você sabia que temos palmeiras na Suíça? Sim, encontramos muitas delas na cidade de Lugano, que fica no Cantão de Ticino, bem ali na fronteira com a Itália. Lá temos um clima ameno, lugar ideal para as palmeiras. Quando estamos por lá parece que estamos em uma cidade mediterrânea do que em uma cidade da Suíça.

Lugano é uma cidade de veraneio, muito Suíços em suas férias vão para Lugano, também é o terceiro centro financeiro, bancário, de negócios da Suíça.

Por lá, a alta estação começa na Primavera e se estende até o Outono, sim no Outono o lugar mais quente da Suíça é por lá.

Para nossos seguidores da área da arquitetura, Lugano é uma cidade que nos últimos 50 anos têm se desenvolvido na área  de arquitetura. Mario Botta e Luigi Snozzi são dois representantes mais conhecidos da “ Escola do Ticino”.

Para os amantes da arte , encontramos em Lugano no Museo Cantonale d’Arte quadros de Klee , Jawlensky, Renoir entre outros.

A praça Piazza Grande é o coração da cidade, aqui encontramos a prefeitura e os melhores restaurantes. Nela também é realizado  no verão vários eventos culturais, cinema ao ar livre , grandes artistas da música internacional se apresentam por lá. Vamos continuar andando ao redor da praça, aqui vamos ter também pequenas cafeterias, bares e lojas. Ao chegarmos ao fim da praça teremos a vista do lago Lugano, neste lado podemos fazer passeios de barco, praticar vela e nadar. A temperatura média da agua é de 24 graus.

Não deixem de fazer uma caminhada pelo calçadão que fica em volta do lago, subir também alguma das montanhas que ficam em volta do lago e lá de cima desfrute do  belíssimo cenário alpino.  As  montanhas mais próximas são Monte San Salvatore ( 912m) e Monte Brè ( 925m ) .

Esta região é ótima para fazer camping, tem vários campings espalhados em volta do lago. Vários Hostels (albergues) lindos e de qualidade, além dos hotéis claro.

Querem comer bem?

Então procurem Grottos (Grotto), que nada mais são as rústicas cantinas do sul da Suíça. Nestes locais aprendemos que os mais saborosos pratos podem ser os mais simples. Aqui podemos comer polenta, coelho, risoto, salames caseiros. Não esqueçam de pedir um vinho da região, ao redor do lago de Lugano tem vinícolas que oferecem vinhos de todas as épocas para todos os paladares. Uma dica, andem pelas ruelas paralelas da cidade. No centro histórico encontrarás vários Grottos.

 Fontes: blick.ch, myswitzerland, ticinonews.ch

Luci.

Se você está planejando sua viagem pela Suíça e ainda não tem certeza quais cidades visitar, nosso serviço de Roteiros Personalizados é ideal. Mande um email agora mesmo para saber mais sobre esse serviço.
Nós duas somos credenciadas e certificadas no Switzerland Travel Academy – o órgão oficial de Turismo na Suíça. Além disso,  temos um vasto conhecimento da cultura local. Viajamos continuamente para desvendar ainda mais esse país, repassando informações atuais e detalhadas para você.