Blog: Fatos interessantes sobre a Suíça

Landsgemeinde – Appenzell

 

Credito: Denise

O Landsgemeinde aparece pela primeira vez em um documento em 1403.

Todos os anos, no último domingo de abril, as mulheres e homens com direito a voto de Appenzell Innerrhoden na Landsgemeindeplatz em Appenzell para nomear as mais altas autoridades e aprovar resoluções sobre assuntos importantes do Estado. O Landsgemeinde elege o governante e o restante Landammann e os outros cinco membros do Comitê de Ética, bem como o Presidente e os membros do Tribunal Cantonal.

O domingo Landsgemeinde começa às 9 horas com um serviço festivo na igreja paroquial de St. Mauritius em Appenzell. Às 12h, a procissão, composta pela comissão profissional, o tribunal cantonal e convidados de honra, tem lugar na Landsgemeindeplatz. O desfile é liderado pela Harmonie Appenzell Music Society, que interpreta a “Marcia solene” do compositor italiano Arturo Buzzi-Peccia, seguida pelas bandeiras de Rodas Interior.

Credito Appenzell.ch

Os votantes são cidadãos suíços maiores de 18 anos e residentes no cantão de Appenzell Innerrhoden. As mulheres em Appenzell Innerrhoden só tiveram direito de voto a nível cantonal em 1991. Até 1990 o sufrágio feminino foi repetidamente rejeitado até a intervenção do Supremo Tribunal Federal depois de uma reclamação constitucional.

A comissão de status com escriturário e campestre weibel sobe à tribuna, a chamada “cadeira”. O Landammann governante dá as boas-vindas ao eleitorado e aos convidados. As contas estaduais do ano anterior são então apresentadas e a discussão aberta. Todos agora têm a oportunidade de expor suas preocupações na cadeira.

Google.com / foto antiga

O governante Landammann pega o sigilo do estado – uma peça original de 1518 – e garante que só o usou de acordo com a lei e sua consciência. Em seguida, o governante e o governador são eleitos.
Segue-se o juramento do Landammann, depois o do povo do campo. O juramento data de 1409 e ainda tem a mesma redação hoje, além de ajustes estilísticos para o desenvolvimento da linguagem. Vote levantando a mão direita. Se a maioria não puder ser estimada, os eleitores devem ser contados individualmente.

Anne Frank e a Suíça

Credito: Landesmuseum.ch

Exibição de Anne Frank e a Suíça. 

O diário de Anne Frank é mundialmente famoso. É menos conhecido que a jornada para a publicação global começou na Suíça. 

Enquanto Anne, sua irmã e sua mãe foram mortas no campo de concentração, o pai de Anne foi o único membro da família a sobreviver ao Holocausto. 

Otto Frank mudou-se para morar com sua irmã em Basileia na década de 1950.

A partir daí, ele assumiu a tarefa de compartilhar o diário de sua filha com o mundo, preservando sua mensagem sobre humanidade e tolerância para as próximas gerações.

Entrada do museu Landesmuseum  Zürich: Adulto CHF 10.- 

*Bilhetes com redução: CHF 8.- (Válidos apenas para estudantes, aprendizes e pessoas com deficiência mediante a devida indentificação. As concessões podem ser obrigadas a provar seu status a qualquer momento). 

*Audio Guide: com o aplicativo gratuito “ Landesmuseum”,  você pode ouvir os guias de áudio das exposições em seu próprio smartphone. Um guia inovador conduz você pelo Museu. 

Abaixe no seu smartphone:     App Store    Google Play

 

Ou se preferirem façam a visita guiada: 

As visitas guiadas podem ser organizadas fora do horário de funcionamento: seg das 9h30 às 18h00, de terça a sexta das 9h30 às 19h45. Sáb e Dom das 10h às 17h

Reserva para a visita guiada:  2 semanas de antecedência.

Duração: 60 minutos; pacotes especiais podem ser oferecidos a pedido.

Tamanho do grupo: máx. 25 participantes por passeio.

Línguas:Inglês, alemão, italiano, francês. Outras ofertas sob consulta.

Custo para a visita guiada: CHF 180 para a visita guiada + CHF 8 admissão por pessoa

Crianças até 16 anos grátis.

Para grupos de pessoas com autorização N, S, B, F (refugiado)  ou F (estrangeiro), a visita guiada e a entrada são gratuitas.

Clica no video. Credito: landesmuseu.ch / Youtube

Para ver o que te espera no museu clica aqui  ou no video acima para ver a apresentação do museu sobre a exposição.

National Museum Zurich:

+41 44 218 66 00 reservationen@nationalmuseum.ch

Seg- Sext- 09:00 – 12:30

Local : no museu Nacional Zurique – Landesmuseum Zürich. 

Endereço:  ao lado da estação central de Zürich. 

Zürich Museumstrasse 2 / 8021 Zürich. 

www.landesmuseum.ch 

  • Fonte : Landesmuseum.ch

 

 

Magali Albisser.  Instagram- @guiasuica

Museggmauer Luzern

fonte: Bildebene.ch
Fonte: Bildebene.ch

A muralha Musegg é  o marco medieval de Lucerna e foi construído no século XIII como uma fortificação da cidade.

Originalmente, um anel interno e um externo protegiam a cidade dos ataques inimigos.

A Muralha Musegg ainda tem 870m de comprimento, aproximadamente 9m de altura e 1,5m de largura. Isso a torna a mais longa muralha preservada da cidade inteira na Suíça.

Nove das 30 torres originais foram preservadas: Nölliturm, Männliturm, Luegisland, Wachtturm, Zytturm, Schirmerturm, Pulverturm, Allenwindenturm e Dächliturm. Eles fornecem um habitat para uma variedade de espécies animais e plantas.

A partir de 1º de abril de 2022, o Musegg Wall estará aberto novamente

The Wall Trail é acessível de 1º de abril a 1º de novembro. Eles aguardam  a sua visita da primavera ao outono.

Horários normais de abertura:

De 1º de abril a 1º de novembro, inclusive, a Muralha Musegg, Männliturm, Zytturm, Watchtower e Schirmerturm são acessíveis diariamente das 8h às 19h. Portas abertas para o publico , de graça.

A muralha e as torres estão fechadas à noite (e quando há neve durante o período aberto de abril a novembro).

Barreiras:

A muralha é facilmente acessível a pé sem carrinho ou cadeira de rodas. O caminho de ameias*  na muralha é estreito.

Há escadas de madeira estreitas e íngremes nas torres. As pessoas devem estar livres de tonturas.

Escalar as torres requer um nível normal de condicionamento físico.

Fonte: museggmauer
Fonte: Museggmauer Verein

 

Quais torres vocês conseguem visitar e entrar nelas.

*Ameias: cada um dos pequenos parapeitos denteados que guarnecem o alto das torres.

 

Se tens interesse em fazer um tour conosco e conhecer mais da Suíça, é só enviar um email pedindo o seu orçamento que será um prazer levar o melhor da Suíça para você. Nosso email info@guiasuica.com . instagram @guiasuica

Magali Albisser.

Chocolate

A origem do chocolate.

Maias preparando a bebida: Cacahuatl

Há mais de 3000 anos, os Olmecas, um povo indígena da América Central, foram o primeiro povo a desfrutar do cacau. Isto sob a forma de uma bebida amarga, que foi enriquecida com mel e especiarias. Os astecas adotaram esta tradição e chamaram a bebida de cacahuatl. Quando os espanhóis  conquistaram o Novo Mundo e misturaram os idiomas, nasceu a palavra Chocolatl e Hernàn Cortés trouxe a misteriosa bebida para a Espanha, onde foi inicialmente exclusivas para os ricos. Com a revolução industrial do século XIX, o chocolate se tornou o que é hoje.

 Chocolate é a felicidade que você pode comer. 

Chocolate e seus 5 sentidos.

Bachmann Confiserie http://www.confiserie.ch

Visão: o chocolate deve ter uma cor uniforme e uma aparência impecável. Basta olhar para ele para fazer você ficar com água na boca. 

Olfato : quando você desempacota o chocolate, você pode sentir o cheiro típico de doce e ácido e  não um cheiro invasivo. 

Clássico chocolate ao leite.  https://www.confiserie.ch/de/milchschokolade

Tato: o chocolate perfeito derrete suavemente, finamente e você o sente sedoso. 

Audição: quando quebrado, ele racha perfeitamente, o chocolate não deve desmanchar, esfarelar.  

Paladar: explosão de sabor. Delicado e suave na língua, o chocolate desdobra gradualmente uma riqueza de sabores. Mesmo após o consumo, o sabor cremoso e adocicado claro dura, como um bom vinho. 

O chocolate é saudável.

Os Maias e astecas usavam manteiga de cacau como base para pomadas e cacau para febre e problemas respiratórios.

Substâncias especiais no cacau estimulam a produção de colágeno e elastina, que garantem a firmeza da pele. Quando utilizado externamente, o chocolate tem até mesmo um efeito rejuvenescedor, pois o grão de cacau contém proteínas com substâncias reconstrutoras celulares que protegem contra o envelhecimento da pele e estimulam a circulação cutânea. A fonte doce da juventude também é rica em vitaminas e minerais. O cacau no chocolate também pode reduzir a alta pressão sanguínea. 

Bachmann Confiserie – ww.confiserie.ch

Sabia que 100 g de chocolate contém 300 mg de magnésio e 400 mg de potássio. Estes minerais são considerados como elementos anti stress, pois o corpo precisa deles quando está sob forte estresse. 

Os polifenóis encontrados no cacau têm a capacidade de rejuvenescer. Eles restringem os radicais livres prejudiciais, que são considerados as principais causas do envelhecimento celular e podem desencadear doenças.

Os cientistas do Imperial College London também descobriram que o componente cacau teobromina é um eficaz supressor de tosse. Olha só que interessante,  a tosse involuntária é estimulada por receptores do nervo vago ( nosso maior nervo craniano ) localizado na traquéia e na laringe principalmente.

E os cientistas descobriram que teobromina funciona ainda melhor do que a codeína  ( codeína um analgésico opióide e antitussígeno)  para a tosse e amortece a atividade do nervo vago que é responsável pela irritação.

Chocolate  faz você feliz.

Estudos comprovam o que muitos de nós provavelmente já suspeitamos há muito tempo: o chocolate faz você feliz! 

A serotonina é o nome da substância que pode nos ajudar a nos sentir felizes.

 Ao comer o chocolate, asseguramos que nossos níveis de serotonina aumentem e com eles nosso humor. 

O açúcar no chocolate é o gatilho para este processo fisiológico. Ele é  que permite a rápida liberação de insulina e assim abre a porta para que a serotonina entre no cérebro. 

O resultado é um alto nível duradouro de serotonina e bom humor.

Lembrem de quando forem visitar as cidades de Lucerna e Zurique não deixem de visitar mundo do chocolate ” Chocolate World” na Bachmann Confiserie http://www.confiserie.ch . Eles possuem uma grande variedade de chocolates, pralinés, truffas entre outros….temos certeza que sairão de lá com várias lembranças saborosas.

Localização:

Schwanenplatz 7, 6004 Luzern  – https://www.confiserie.ch/de/schwanenplatz

Bahnhofstrasse 89, 8001 Zürich – https://www.confiserie.ch/de/zuerich-bahnhofstrasse

1 de Agosto – Feriado Nacional

1 de Agosto de 1291, Rūtli – Pacto Federal dos Waldstātten.

Os suíços comemoram nesta data (1 de Agosto) o primeiro pacto escrito de que há registrado, pacto entre os três cantões – Schwyz, Unterwald ( hoje Obwald e Nidwald) e Uri, os mais antigos cantões da Suīça.  Porém somente em 1891 aconteceu a primeira festa Nacional. Não era feriado ainda. Somente em 1994 se tornou feriado oficial, depois da iniciativa popular– como tudo aqui passa por plebiscito- o tema foi “ Por um dia Nacional feriado”. Somente em 1993 passou por aprovado por votação. Então em 1994 tivemos o primeiro feriado nacional no dia 1 de Agosto.  Continuar lendo 1 de Agosto – Feriado Nacional

Conheça os vinhedos de Lavaux

Embarque conosco em mais uma viagem pela Suíça!

Nosso passeio hoje sai de Lausanne à bordo do La Suisse – um dos barcos estilo Bélle Epoque do Lago Léman, com destino a Cully. O passeio dura 30 minutos! Na verdade vou corrigir: Trinta lindos minutos, onde você aproveita a vista dos terraços e vinhedos sob o ponto de vista do lago. As colinas e vilarejos se conectam uns aos outros através dessa maravilha: Os vinhedos de Lavaux, que fazem parte, desde 2007, do patrimônio mundial da UNESCO na Suíça. Continuar lendo Conheça os vinhedos de Lavaux

Tudo sobre o trecho panorâmico Voralpen Express

Saber mais sobre o Swiss Travel Pass

 

A Suíça tem vários trens famosos, dentre eles o Glacier e o Bernina Express, trechos de tirar o fôlego em qualquer estação do ano, esses por sinal fazem parte de um grupo seleto chamado de Trens Panorâmicos Premium. Mas, de longe não são as únicas opções de se deliciar com as paisagens de lagos e alpes pela Suíça. E é sobre um deles que vamos te contar hoje. Vamos lá? Continuar lendo Tudo sobre o trecho panorâmico Voralpen Express

Tudo sobre o Swiss Travel Pass

Saber mais sobre o Swiss Travel Pass

 

Viajar differente com Swiss Travel Pass

Essa será uma viagem diferente. Não precisa apertar os cintos, só aproveitar as paisagens! Se você clicou para ler este blog, imaginamos que esteja planejando aquela tão sonhada viagem pela Suíça ou talvez ainda não saiba o que é esse tal de Swiss Travel Pass.
Continuar lendo Tudo sobre o Swiss Travel Pass

Titlis, uma pérola bem no centro da Suíça

Nesses 5 anos de Guia Suíça, já percorremos muitos quilômetros com nossa(o)s clientes. Subimos alpes, desvendamos segredos pelos centros históricos, conhecemos lugares escondidinhos, quase desconhecidos. Mas, o Titlis continua batendo todos os recordes de visita entre nossos clientes. E por um motivo justo!

Continuar lendo Titlis, uma pérola bem no centro da Suíça

O Melhor da Suíça nas 4 Estações

Descubra a melhor estação pra visitar a Suíça.


Existem alguns destinos que parecem ser feitos para determinadas estações do ano, não é mesmo? Ninguém imagina em visitar as Maldivas com chuva, por exemplo. Mas, existem destinos que podem mesmo surpreender em todas as estações, a Suíça é um deles.

Neste artigo iremos passar várias dicas para você curtir qualquer estação do ano da melhor forma. Vamos lá?

Continuar lendo O Melhor da Suíça nas 4 Estações

Formação dos alpes suíços

Mapa da Suíça. Fonte: wikipedia.org (https://de.wikipedia.org/wiki/Benutzer:Tschubby)

Vamos falar um pouco sobre os Alpes Suíços. Vocês sabiam que cerca de dois terços do território suíço consistem em áreas alpinas e subalpinas? Em altitudes mais baixa, de até 1500m predominam terras agrícolas e árvores decíduas (plantas que perdem suas folhas em época de seca). Continuar lendo Formação dos alpes suíços

São Bernardo – o Anjo dos Alpes

Vocês sabiam que o São Bernardo é uma raça de cães originária da Suíça?!
Eram criados em um mosteiro chamado Hospize du Grand St.Bernard, localizado num dos pontos mais altos da montanha e onde os viajantes passavam para cruzar os Alpes. Primeiro essa raça era utilizada para proteger as propriedades, seguidos então das missões de resgate século XVIII. Ao encontrar vítimas soterradas iam buscar auxílio junto aos monges caso a vítima não pudesse mover-se. Continuar lendo São Bernardo – o Anjo dos Alpes

Glacier 3000 – Gstaad

Glacier 3000.  Já ouviu falar nele? Não? Então esta na página certa para conhecer mais sobre essa geleria única no mundo.
Os visitantes experimentam teleférico, arquitetura, aventura e o cenário dos alpes de uma só vez.
Ao chegar no alto da montanha, está a espetacular estação que foi projetada pelo arquiteto Mario Botta.
Vejam o panorama que temos lá de cima, são 24 montanhas GIGANTES cobertas pela neve, de mais de 4000 metros acima do nível do mar. Alguns nomes das montanhas: Eiger, Mönch, Jungfrau, Matterhorn, Grand Combin e, bem distante, o Mont Blanc.
Temos tambem a primeira ponte suspensa do mundo que liga o ponto mais alto de duas montanhas. Tem 107 metros de comprimento e 80 centímetros de largura.
E aí, tem coragem para atravessar a ponte? Gostou?
Faça como nossos clientes, entre em contato conosco que em nosso serviço de roteiro personalizado, City Tour e acompanhamento privativos. Levamos o melhor da Suíça para você!
Continuar lendo Glacier 3000 – Gstaad

Glacier Express – o que faz esta viagem ser tão famosa?

Saber mais sobre o Swiss Travel Pass

 

Muitos gostam de ver as fotos, videos pela internet mas não sabem muito sobre o Glacier Express.
Então, por que fazer essa viagem tão famosa? Ela é feita no trem expresso mais lento do mundo. Durante oito horas os viajantes são conduzidos pelos Alpes, passando por mais de 290 pontes e 91 túneis. Pelas janelas panorâmicas podemos admirar e perder o fôlego de tanta beleza natural. Continuar lendo Glacier Express – o que faz esta viagem ser tão famosa?

Você conhece o Swiss Knife Valley?

O Swiss Knife Valley é o nome dado a região suíça que compreende as cidades de Mythen, Rigi, Stoos e lago Vierwaldstättersee (o Lago dos Quatro Cantões). Estivemos na cidade de Brunnen (Cantão Schwy), e é lá que fica a fábrica e Museu da Victorinox. Então vamos lá saber mais desta marca, tão conhecida e diretamente relacionada à Suíça.
Continuar lendo Você conhece o Swiss Knife Valley?

Um pouco de Itália na Suíça: Lugano

Você sabia que temos palmeiras na Suíça? Sim, encontramos muitas delas na cidade de Lugano, que fica no Cantão de Ticino, bem ali na fronteira com a Itália. Lá temos um clima ameno, lugar ideal para as palmeiras. Quando estamos por lá parece que estamos em uma cidade mediterrânea do que em uma cidade da Suíça. Continuar lendo Um pouco de Itália na Suíça: Lugano

Zermatt: Gornergrat e Matterhorn, montanha mais famosa da Suíça

Ainda sobre a série #naestradacomGuiaSuiça em Zermatt, na Suíça, seguimos viagem, agora em direção a Gornergrat. A estação para pegar o trem de cremalheira fica em frente a estação de Zermatt. Você pode comprar vário tipos de bilhetes para esse passeio. O nosso, cortesia da Gornergrat Bahn, especialmente para esse passeio, foi de ida e volta. Com esse bilhete você pode parar em qualquer estação, visitar os pontos, tirar fotos e seguir viagem (na mesma direção!). Continuar lendo Zermatt: Gornergrat e Matterhorn, montanha mais famosa da Suíça